A morte do desembargador aposentado Benedito Pereira do Nascimento, ocorrida nesta quarta-feira (30), em Cuiabá, aos 86 anos, provocou manifestações de pesar por parte de autoridades do Judiciário nacional e estadual. Considerado uma das figuras mais ilustres da magistratura em Mato Grosso, Pereira teve uma trajetória marcada pela ética, conhecimento jurídico e dedicação à cultura.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mato-grossense como o homenageado, destacou a importância de Benedito Pereira para o estado e o Judiciário.
“É com pesar que recebo a notícia do falecimento do desembargador Benedito Pereira do Nascimento, amigo de uma vida toda. Pereira foi uma das figuras mais ilustres da magistratura mato-grossense”, afirmou o ministro.
Mendes também ressaltou a atuação exemplar do jurista: “Natural de Cuiabá, construiu uma trajetória exemplar no serviço público, marcada pelo compromisso com a Justiça. Foi Procurador da República, juiz atuante em várias comarcas e, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sempre atuou com retidão.”
O desembargador Márcio Vidal, diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, também expressou profunda tristeza pela perda.
“Tive o privilégio de ser membro da 4ª Câmara Cível ao lado dele [...] Aprendi muito com a sua experiência; era uma unanimidade pela capacidade técnica e pelo coração generoso”, declarou Vidal.
Em tom emocionado, ele lembrou o perfil humano e inspirador de Benedito Pereira: “O Des. Pereira era um exemplo de que é possível conciliar seriedade com gentileza, sobriedade com leveza e rigor técnico com linguagem acessível.”
Natural de Cuiabá, Benedito Pereira foi promotor de Justiça, procurador da República, juiz em comarcas do interior e presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso entre 1983 e 1985. Também lecionou na Universidade Federal de Mato Grosso e ocupava a cadeira nº 20 da Academia Mato-Grossense de Letras.
Carinhosamente chamado de “Pereirão”, o desembargador deixa um legado de respeito, cultura e compromisso com o bem público.
Confira na íntegra a postagem do ministro Gilmar Mendes:
https://x.com/gilmarmendes/status/1950700682035487018
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.