menu
05 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
05 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

ARTIGOS Segunda-feira, 01 de Abril de 2024, 15:00 - A | A

Segunda-feira, 01 de Abril de 2024, 15h:00 - A | A

POR ADRIANO B. PINHO

Dia mundial da Saúde

ADRIANO B. PINHO

 

Por Dr. Adriano B. Pinho*

 

No dia 07 de abril de 1948, vários países do mundo se reuniram e criaram OMS (Organização Mundial da Saúde), cujo objetivo era oportunizar e mobilizar apoio para a conscientização, ações e estimular pesquisas, sobre as principais prioridades para a Saúde e bem-estar de todos. Um ideal nobre e necessário para o desenvolvimento de projetos e ações para melhorar a saúde da população do planeta.

 

Passados 76 anos, muitos avanços aconteceram, tanto na medicina em geral, quanto na saúde pública e na área de Ortopedia e Traumatologia. Aprimoramento de diagnósticos, técnicas cirúrgicas, melhoria da qualidade de vida de populações, nas diversas regiões do globo.

 

Pensando nessa linha, em 1966, foi criada a Revista Brasileira de Ortopedia (RBO), se tornando um marco nacional para artigos científicos brasileiros e ajudando no avanço da Ortopedia em nosso país.

 

Após um ano, em 1967, criou-se o Título de Especialista (TEOT), que na época era concedido pela Associação Médica Brasileira, fortalecendo a qualificação e ensino da Especialidade no país.

 

A Saúde evoluiu, com o avanço da Medicina, e o aperfeiçoamento tornara-se necessário, até que em 1972, foi criada a primeira prova de Título de Especialista (TEOT), uma referência na qualificação profissional dentro da especialidade.

 

Os avanços foram muitos, com vários desafios, mas o que no passado eram as questões biológicas e médicas, atualmente são as relações dos profissionais com a saúde suplementar, que necessitam avançar, com múltiplas necessidades. Tentar equilibrar tecnologia e progresso de recursos, com custos equilibrados e remuneração digna, está se tornando o grande pilar dos próximos anos.

 

Mudou-se o foco ao longo do tempo, mas em todas as formas de enxergar a Saúde, tem-se a figura do profissional Médico, como um eixo central para guiar as ações e conduzir os avanços da ciência e saúde, tendo como beneficiário o bem-estar das pessoas e de toda a sociedade. Enxergar o profissional, proporcionar condições de trabalho e remuneração digna é trabalhar para a Saúde de todos.

 

*Dr. Adriano B. Pinho é médico Ortopedista e Traumatologista, Cirurgião de Mão, mestre em Ciências Aplicadas à Atenção Hospitalar. Presidente da SBOT-MT e Vice Presidente do CRM-MT.

 

Comente esta notícia