menu
19 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
19 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

AGRONEGÓCIO Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 14:47 - A | A

Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 14h:47 - A | A

NOVOS MERCADOS

Gergelim doce proporciona renda extra para agricultura familiar em MT

Gigantes do mercado internacional estão de olho em novos mercados para importação; Produto é amplamente consumido na Ásia

 

Um novo horizonte se abre para os agricultores familiares de Mato Grosso com a recente parceria entre o Instituto Mato-Grossense do Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigação (IMAFIR-MT) e a KASBA S.A, empresa paraguaia especializada em gergelim. O acordo visa implementar um projeto especial de cultivo de gergelim, com destaque para o cultivar K2, conhecido por seu sabor mais doce e alto valor comercial, especialmente demandado pelo mercado asiático.

 

Mato Grosso já se destaca como um dos principais produtores de gergelim no Brasil, com expectativa de colheita de cerca de 186,7 mil toneladas na safra de 2024. O estado também registra um aumento significativo na área plantada, atingindo 381,9 mil hectares, com o município de Canarana liderando a produção.

 

Murilo Sampaio, Engenheiro Agrônomo da APROFIR, destaca que a parceria busca impulsionar todos os segmentos da cadeia produtiva, oferecendo aos pequenos agricultores uma oportunidade de renda extra, especialmente como uma excelente opção de segunda safra.

 

O ciclo de plantio e colheita do Sesamum Indicum, nome científico do gergelim, é de até 120 dias, tornando-o uma alternativa rentável para o período da "safrinha", com boa tolerância ao estresse hídrico. Com manejo adequado, os produtores podem alcançar até 1.300 kg por hectare.

Enquanto no Paraguai, cerca de 30 mil produtores da agricultura familiar exportam anualmente 24 mil toneladas de gergelim doce (K2) e gergelim preto para o mercado asiático, no Brasil, a produção tem sido predominantemente mecanizada. No entanto, a parceria entre IMAFIR e KASBA visa mudar essa realidade, fomentando a cultura familiar do gergelim e oferecendo suporte técnico aos agricultores.

 

Francesco Boggino, CEO da Kasba, destaca a importância de promover alternativas de renda para os pequenos produtores, ressaltando que o gergelim, especialmente o K2, pode oferecer lucros adicionais significativos. Com a implementação do projeto, espera-se que pelo menos 200 hectares sejam destinados ao plantio, beneficiando diretamente os agricultores mato-grossenses.

 

O projeto piloto, que está sendo desenvolvido em parceria com a EMPAER e mapeamento de agricultores familiares, visa oferecer orientação abrangente sobre todas as etapas de produção e desenvolvimento da cultura, com acompanhamento próximo do Instituto de Pesquisa e EMPAER. A expectativa é que, em breve, o estado de Mato Grosso se torne um importante fornecedor de gergelim K2 para o mercado internacional.

 

Paralelamente, o IMAFIR tem investido em pesquisas e tecnologias para aprimorar a produção de gergelim, buscando fornecer cada vez mais recursos e conhecimentos para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva no estado.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia