menu
20 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
20 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Sexta-feira, 10 de Maio de 2024, 11:30 - A | A

Sexta-feira, 10 de Maio de 2024, 11h:30 - A | A

LA CATEDRAL

Operação revela que líder de facção adquiriu bens mesmo estando preso

Líder cumpria pena e circulava de caminhonete livremente

 

Uma operação coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste, deflagrada nesta quarta-feira (08.05), revelou um complexo esquema criminoso de lavagem de capitais envolvendo a aquisição de treze veículos e diversos outros bens. O líder do esquema, Janderson dos Santos Lopes, de 30 anos, gerenciava suas atividades ilícitas de dentro da cadeia pública da cidade, onde cumpria pena, utilizando-se até mesmo de uma camionete Toyota Hilux estacionada em frente à prisão para circular livremente.

 

A investigação, denominada Operação La Catedral, identificou uma série de atividades ilegais, incluindo a participação do diretor da cadeia pública de Primavera do Leste. O esquema envolvia a compra de facilidades dentro da prisão, movimentação de dinheiro obtido ilegalmente e a oferta de vantagens ilícitas a servidores públicos. Para dar aparência de legalidade ao dinheiro ilícito, os investigados utilizavam pessoas físicas e jurídicas para adquirir diversos bens, como veículos, imóveis, gado e construções.

 

reprodução

 

reprodução

 

Apesar de estar cumprindo uma pena de 39 anos de reclusão por crimes anteriores de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, Janderson dos Santos Lopes mantinha total liberdade para continuar suas atividades criminosas de dentro da prisão, acumulando patrimônio considerável, inclusive usando terceiros como laranjas. As transações financeiras identificadas na investigação, que somam valores milionários, foram corroboradas por dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

reprodução

 

 

Além das apreensões de bens e da decretação de prisões preventivas, a Justiça determinou a transferência de Janderson e outros três investigados para diferentes unidades prisionais do estado após representação da Polícia Civil.

 

 

 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia