menu
17 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
17 de Maio de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 13:57 - A | A

Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 13h:57 - A | A

FECHANDO CERCO

Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes começa nesta quinta em MT

As atividades incluem palestras em escolas, divulgação dos direitos da infância e adolescência, blitzes educativas, panfletagens, rodas de conversa e oficinas.

 

Iniciou-se nesta quinta-feira (02.05) a Operação Nacional "Caminhos Seguros", coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de fortalecer o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país, especialmente em áreas vulneráveis a esse tipo de crime.

 

Em Mato Grosso, a mobilização ocorrerá em todos os municípios do estado, com ações preventivas e repressivas para enfrentar esses delitos. As atividades incluem palestras em escolas, divulgação dos direitos da infância e adolescência, blitzes educativas, panfletagens, rodas de conversa e oficinas.

 

A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, juntamente com as delegacias especializadas e municipais, estará atuando na proteção das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violações de direitos.

 

Haverá fiscalizações em locais vulneráveis à exploração sexual, como rodovias, perímetros urbanos, casas noturnas, bares e postos de combustíveis, além de diligências para averiguar denúncias, abordagens de veículos e pessoas, cumprimento de mandados judiciais, buscas e apreensões domiciliares.

 

A operação conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica, Conselhos Tutelares, Conselhos Comunitários de Segurança Pública, entre outros órgãos parceiros.

 

É importante destacar que o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória à menina Araceli Cabrera Crespo, vítima de violência sexual em 1973. Neste contexto, a campanha "Maio Laranja" busca conscientizar a sociedade sobre a gravidade desse problema e promover a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia