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ECONOMIA Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 15:16 - A | A

Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 15h:16 - A | A

VEJA PESQUISA

Dia das Mães deve injetar R$ 848 milhões na economia de MT

O levantamento, que contou com a participação de 502 pessoas de 32 municípios do estado entre os dias 16 e 22 de abril, revela que quase metade dos entrevistados (48%) pretende ir às compras para presentear as mães nesta data especial.

 

Com a aproximação do Dia das Mães, uma das principais datas comemorativas do primeiro semestre, diversos setores do comércio e serviços de Mato Grosso se preparam para uma movimentação econômica significativa. Segundo a pesquisa de intenção de compras realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), a expectativa é de uma movimentação total de R$ 848 milhões na economia estadual.

 

O levantamento, que contou com a participação de 502 pessoas de 32 municípios do estado entre os dias 16 e 22 de abril, revela que quase metade dos entrevistados (48%) pretende ir às compras para presentear as mães nesta data especial.

 

Os produtos mais citados como opções de presente incluem cosméticos e perfumes (24%), seguidos de roupas (14%), sapatos (10%), e eletrônicos (8%). Também foram mencionadas joias, semijoias e bijuterias (7%), procedimentos estéticos em salões de beleza (2%), e cestas de café da manhã (1%).

 

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a diversificação nos produtos a serem consumidos, o que favorece o aquecimento da economia do estado. Ele ressalta que o aumento na média de gastos para este ano, atingindo R$ 352,00 em comparação com os R$ 334,16 do ano anterior, reflete o otimismo dos consumidores e impacta positivamente os setores de comércio e serviços.

Os locais preferidos para as compras incluem as lojas do centro da cidade (58%), autônomos/vendedores independentes (15%) e shopping centers (14%). As compras online também ganham destaque, com 7% dos consumidores optando por sites e aplicativos.

 

Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito é o mais citado (47%), seguido pelo Pix (29%), cartão de débito (10%), dinheiro (9%) e carnês/boletos (5%).

 

Entre os que não pretendem consumir na data, as principais razões apontadas incluem a não comemoração da data (61%), questões financeiras (25%), disponibilidade de tempo (7%) e distância (5%).

 

Com base nos resultados da pesquisa, espera-se que o Dia das Mães impulsione positivamente o comércio e serviços em Mato Grosso, fortalecendo a economia local e proporcionando oportunidades para os diversos segmentos comerciais do estado.

 

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