menu
20 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
20 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Terça-feira, 24 de Junho de 2025, 14:55 - A | A

Terça-feira, 24 de Junho de 2025, 14h:55 - A | A

ELEIÇÃO 2026

Nova pesquisa mostra Lula atrás de Bolsonaro, Michelle e Tarcísio em cenários de 2º turno

Levantamento do Paraná Pesquisas indica dificuldades do petista para reeleição, mesmo contra nomes menos tradicionais como Michelle Bolsonaro

Ana Barros

 

Uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (24), revela um cenário eleitoral desfavorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida pela sucessão presidencial de 2026. Em simulações de segundo turno, o petista aparece numericamente atrás de Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL) e do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

 

O embate mais expressivo mostra Bolsonaro com 46,5% das intenções de voto, contra 39,7% de Lula — uma diferença de quase sete pontos percentuais. O resultado confirma que o ex-presidente mantém um eleitorado fiel, mesmo após as ações judiciais em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

A pesquisa também testou Michelle Bolsonaro, que aparece à frente do atual presidente com 44,4%, contra 40,6%. Já Tarcísio de Freitas registra 43,6%, enquanto Lula fica com 40,1%.

Embora Michelle e Tarcísio não tenham declarado publicamente intenção de disputar a presidência, os números os colocam como potenciais nomes fortes da direita em 2026.

Outros nomes testados

Além dos três principais adversários, o levantamento também simulou cenários com:

  • Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

  • Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

  • Ratinho Junior (PSD-PR)

  • Rogério Marinho (PL-RN)

  • Ronaldo Caiado (União Brasil-GO)

Nesses casos, Lula lidera numericamente, porém, alguns resultados estão dentro da margem de erro, o que demonstra um eleitorado ainda polarizado e competitivo.

 

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de junho de 2025, com 2.020 eleitores em todo o país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia

Tamy 24/06/2025

Fica atrás até de um que nunca se candidatou kkk e quanto mais estes.

positivo
0
negativo
0

1 comentários