Após enfrentar um período de desabastecimento, a Prefeitura de Cuiabá deu início ao reabastecimento das unidades da rede municipal de saúde com medicamentos adquiridos por meio de uma compra emergencial de R$ 1,5 milhão. As primeiras remessas chegaram na quarta-feira (18) ao Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC) e começaram a ser distribuídas ainda nesta sexta-feira (20).
De acordo com o diretor de Assistência Farmacêutica e Insumos Hospitalares, Cleyton Eduardo Silva, o reforço é parte de uma operação intensiva para normalizar o fornecimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Esse momento representa um avanço significativo para a saúde pública da nossa cidade. Estamos com uma operação intensa para que as unidades voltem a contar com todos os medicamentos necessários o quanto antes”, destacou.
Além dessa aquisição emergencial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já executa outra compra no valor de R$ 1,7 milhão, destinada à manutenção do fluxo regular de abastecimento.
A diretora da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Thania Zanette, informou que uma nova licitação está em fase final para garantir a continuidade do fornecimento e evitar futuras crises.
“Nosso objetivo é acabar de vez com esse problema crônico que Cuiabá enfrenta há anos e garantir que a população tenha sempre acesso aos insumos necessários”, afirmou.
Entre as medidas estruturantes anunciadas, estão a modernização do controle de estoques, com foco em rastreabilidade e consumo real por unidade, evitando desperdícios e otimizando a logística de distribuição.