O município de Sorriso, no norte de Mato Grosso, enfrenta um desequilíbrio no sistema público de saúde: embora tenha uma população estimada em 120.561 pessoas, contabiliza atualmente 237.667 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) cadastrados — um número 49,27% superior ao total de habitantes estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na atualização publicada no fim de 2024.
De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Saúde, todos os mais de 237 mil cadastros estão ativos no sistema. Segundo o secretário de Saúde, Vanio Jordani, isso acontece porque muitos pacientes de cidades vizinhas e até de outros estados utilizam endereços de familiares ou amigos residentes em Sorriso para ter acesso à rede municipal.
“Uma das prerrogativas do SUS é atender quem tem o cartão cadastrado na cidade. Por isso, há muitas pessoas cadastradas aqui usando endereços de terceiros. E vale lembrar que, mesmo quem não tem cartão local, o SUS garante atendimento em qualquer unidade do país, o que torna o número real de atendimentos ainda maior”, explica Jordani.
O secretário alerta que a situação provoca uma sobrecarga no sistema de saúde de Sorriso, já que os recursos repassados pelo Ministério da Saúde são baseados no número oficial de habitantes. Com o excesso de cadastros, a diferença acaba comprometendo o equilíbrio financeiro e estrutural da rede pública local.
Diariamente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava, principal porta de entrada para casos de urgência e emergência no município, recebe pacientes de diversas cidades que aguardam regulação para unidades de saúde estaduais. “Sabemos que isso ocorre em outros municípios também e não vamos deixar ninguém sem atendimento, mas é um número muito alto para a nossa realidade”, frisa Jordani.
A Secretaria de Saúde de Sorriso reforça o pedido para que a população procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para atualizar seus dados cadastrais. A atualização é rápida, realizada diretamente na recepção das unidades e tem o objetivo de confirmar informações de contato e endereço. “Queremos ofertar o melhor atendimento possível à nossa população e, para isso, precisamos que nossos cidadãos colaborem”, finaliza o secretário.