menu
23 de Junho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
23 de Junho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

MUNDO Segunda-feira, 09 de Junho de 2025, 13:55 - A | A

Segunda-feira, 09 de Junho de 2025, 13h:55 - A | A

DEBOCHE INTERNACIONAL

Israel liberará brasileiro e ativistas e debocha: “Iate da selfie”

O navio de ajuda humanitária em que estavam os ativistas tinha como destino a Faixa de Gaza, mas foram interceptados por Israel

Da Redação

Após serem capturados pela Marinha israelense, Greta Thunberg e outros 12 ativistas — entre eles o brasileiro Thiago Ávila — serão mandados embora para seus respectivos países de origem, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores de Israel nesta segunda-feira (9).

 

O navio de ajuda humanitária em que estavam os ativistas tinha como destino a Faixa de Gaza. Ele foi interceptado por Israel nesse domingo (8).

 

A tripulação é composta por 12 ativistas. Além do brasileiro e de Greta, estavam a bordo da embarcação Madleen, do movimento Freedom Flotilla Coalition, o ator de Game of Thrones Liam Cunningham e a deputada francesa no Parlamento Europeu, Rima Hassan.

 

Crise humanitária em Gaza

Após bloquear a entrada de ajuda humanitária em Gaza, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, recuou e suspendeu o bloqueio no enclave palestino em 19 de maio.

Segundo o governo israelense, a medida visava pressionar o Hamas a entregar o restante dos reféns que ainda estão em Gaza.

A medida agravou a crise humanitária em Gaza, e também fez com que a pressão internacional contra Benjamin Netanyahu aumentasse.

A embarcação Madleen partiu da Itália em direção à costa de Gaza há uma semana, com o objetivo de levar itens básicos de ajuda humanitária ao território palestino.

O barco foi interceptado pelo exército de Israel nesse domingo (8/6). O projeto, chamado Freedom Flotilla Coalition, levava ajuda humanitária e também tem como objetivo atrair a atenção da comunidade internacional para o drama humanitário em Gaza.

 

De acordo com o ministério, os ativistas estão sendo levados para o porto de Ashdod.

 

“O ‘iate de selfies’ que transporta Greta Thunberg e outras supostas ‘celebridades’ continua sua jornada rumo a um porto israelense. Após a chegada, serão feitos os preparativos para o retorno aos seus respectivos países de origem”, informou a corporação.

 

Em outra publicação, na rede social X, o ministério mostrou uma foto da ativista Greta Thunberg, recebendo alimentos.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia