menu
20 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
20 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

MUNDO Segunda-feira, 23 de Junho de 2025, 08:24 - A | A

Segunda-feira, 23 de Junho de 2025, 08h:24 - A | A

ATENTADO

Homem-bomba ataca igreja Síria e deixa ao menos 20 mortos

Explosão dentro da Igreja Mar Elias atingiu dezenas de fiéis; ação é atribuída ao Estado Islâmico

Da redação

 

Uma explosão devastadora atingiu a Igreja Mar Elias, localizada no bairro Dweila, nos arredores de Damasco, capital da Síria, na manhã deste domingo (22). Segundo informações da DW e da TV estatal síria, o atentado foi causado por um homem-bomba que se detonou dentro do templo cristão durante uma celebração.

 

De acordo com testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters, o agressor teria invadido a igreja, disparado contra os fiéis e, em seguida, acionado um colete explosivo. Correspondentes da AFP relataram que o local ficou destruído, com móveis e bancos despedaçados, além de marcas de sangue espalhadas pelo chão.

 

Fontes de segurança afirmaram que pelo menos 20 pessoas morreram no atentado e dezenas ficaram feridas, incluindo crianças. O número exato de vítimas, no entanto, ainda não foi oficialmente confirmado. Informações preliminares apontam que o homem-bomba era integrante do grupo terrorista Estado Islâmico. Uma fonte local, sob anonimato, afirmou que dois homens participaram da ação, sendo que apenas um conseguiu detonar os explosivos.

 

Este é o primeiro ataque suicida registrado dentro da capital síria desde a deposição de Bashar al-Assad, em dezembro, após uma ofensiva rebelde liderada por facções islamistas. O atual presidente Ahmed al-Sharaa, que assumiu o comando do país em janeiro, prometeu proteger as minorias religiosas, incluindo a comunidade cristã, que continua vulnerável em meio ao cenário de instabilidade.

 

A Síria aparece na 18ª posição da Lista Mundial da Perseguição 2025, que aponta os 50 países onde os cristãos enfrentam maior hostilidade e violência por conta da fé.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia