menu
20 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
20 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

CIDADES Quarta-feira, 25 de Junho de 2025, 10:43 - A | A

Quarta-feira, 25 de Junho de 2025, 10h:43 - A | A

14 GRAUS NA CAPITAL

Cuiabá enfrenta noite fria com solidariedade e cuidado social

Com 14 °C e sensação térmica ainda menor, força-tarefa da Assistência Social distribui cobertores, marmitas e abrigo a pessoas em situação de rua; ação continua nesta quarta-feira (25)

Da Redação

 

A noite desta terça-feira (24) foi mais fria do que o habitual em Cuiabá. Termômetros marcando 14 graus, sensação térmica ainda menor. Mas em três pontos estratégicos da cidade — Porto, Beco do Candeeiro/Morro da Luz e Rodoviária (Eucalipto) — o que se espalhou foi o calor humano. Em uma ação emergencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, foram distribuídos cobertores e marmitas para pessoas em situação de rua, em uma força-tarefa que também ofereceu abrigo. A ação continua na noite dessa quarta-feira (25).

 

Leidiane Silva, 40 anos, recebeu o cobertor com um sorriso tímido. Cadeirante, ela enfrentava o frio apenas com uma manta fina. Ao lado dela, Gildo, de 53 anos, outra pessoa com deficiência, observava tudo com olhos atentos. “Essa vida das ruas não é para pessoas. Há bichos, maldade e falta de tudo”, desabafou. Há duas décadas sem um teto fixo, Gildo narrou ter sido internado compulsoriamente em outro município, o que o deixou com um pé atrás em relação a abrigos. “Nunca vi bondade genuína. Mas... vou ver como é esse centro de acolhimento. Quem sabe?”, murmurou.

 

A secretária Hélida Vilela participou pessoalmente da entrega e não economizou nas palavras. “Nossa missão vai além do cobertor. É sobre dignidade, é sobre encontrar essas pessoas, conversar, ouvi-las e dizer: você não está sozinho”, disse. Ao lado dela, o secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, conduzia a abordagem com cuidado. “Nosso trabalho é de escuta e respeito. Muitos recusam o abrigo no começo, mas seguimos insistindo com carinho”, afirmou.

 

As equipes saíram da sede da SMSocial às 20h, com apoio da Defesa Civil, circulando pela cidade. O objetivo era simples e urgente: evitar que o frio fosse mais uma ameaça à vida de quem já tem pouco. A distribuição continua nesta quarta-feira (25), porque o frio, também permanece.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia