menu
19 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
19 de Julho de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Sábado, 21 de Junho de 2025, 11:22 - A | A

Sábado, 21 de Junho de 2025, 11h:22 - A | A

SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

Escândalo silencioso: Sindicato do irmão de Lula tentou retirar dinheiro até do Bolsa Família

Documento enviado ao governo Lula em 2023 pedia permissão para subtrair valores diretamente da folha de pagamento do INSS, incluindo beneficiários do BPC e Bolsa Família

Da Redação

 

 

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) — que tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — atuou junto ao governo federal, no início do atual mandato, para flexibilizar regras que permitissem descontos automáticos no contracheque de aposentados, pensionistas e até beneficiários de programas sociais, sem autorização prévia dos titulares.

 

Segundo o portal Metrópoles, o então presidente do Sindnapi, João Batista Inocentini, enviou em 30 de janeiro de 2023 um documento ao ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), com uma série de solicitações. Entre elas, estava o pedido para autorizar descontos mensais diretamente dos benefícios do INSS, incluindo o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) — pagos a idosos em situação de vulnerabilidade e pessoas com deficiência.

A investida, no entanto, não teve sucesso. Os pedidos foram indeferidos, já que a legislação proíbe esse tipo de desconto para beneficiários de programas assistenciais. A tentativa, contudo, gerou repercussão por evidenciar uma movimentação sindical para ampliar fontes de receita a partir de contribuições compulsórias.

 

O autor do ofício, João Inocentini, morreu em 2023. Desde então, o sindicato passou a ser presidido por Milton Cavalo, mantendo Frei Chico como vice-presidente. O irmão de Lula está na direção da entidade desde 2008, atuando politicamente em defesa dos aposentados.

 

Em nota enviada após a divulgação do documento, o Sindnapi afirmou que é “natural que lideranças procurem o novo governo para articular suas pautas”.

 

 

A revelação ocorre em meio a um ambiente de desconfiança em torno da gestão de benefícios do INSS. O tema também ganhou fôlego no Congresso Nacional, que criou recentemente uma CPMI para investigar fraudes no sistema previdenciário. Levantamento divulgado mostra que 54% da população considera ruim ou péssima a atuação do governo na área.

 

Além disso, o documento reforça a percepção de tentativa de fragilizar o controle sobre descontos indevidos na folha dos mais vulneráveis, em um momento em que a Câmara dos Deputados também discute medidas para endurecer a punição contra abandono de vulneráveis.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia

LUIZ EDUARDO DE ARRUDA 21/06/2025

Mentira. A associação da qual o irmão de Lula é presidente não foi excluída das investigações. A extrema direita fica desesperada para tentar envolver Lula na bandalheira de associações picaretas, que o minto credo credenciou e que em maio de 2022 sancionou a lei para abrir a porteira para as fraudes quando desobrigou reconhecimento facial dos aposentados para autorizar os descontos. A extrema direita quer esconder que o careca do INSS fez depósito na campanha do minto e que as empresas picaretas pagaram propina para Onix Lorenzone e para o presidente do INSS nomeado pelo ex presidente ladrão de jóias. https://youtu.be/wERXJh3dGZg?si=0cCv0y-fo25QtAa5

positivo
0
negativo
0

Benedito da costa 21/06/2025

Careca safado, ladrão de pobre. Quero que ele e irmão se explodam

positivo
0
negativo
0

2 comentários