Indústria interrompe sequência de taxas negativas com alta de 0,1% em novembro

Indústria interrompe sequência de taxas negativas com alta de 0,1% em novembro

- em Brasil
Comentários desativados em Indústria interrompe sequência de taxas negativas com alta de 0,1% em novembro
ReproduçãoReprodução

A produção industrial nacional variou 0,1% em novembro de 2018 com relação ao mês anterior, interrompendo quatro meses seguidos de taxas negativas.

 

Em relação a novembro de 2017, a indústria caiu 0,9%, revertendo a expansão de 0,8% de outubro. Gerente de Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo, comenta os fatores que influenciariam esse resultado.

 

Sonora: “Mesmo com esse comportamento de crescimento na margem, chama a atenção a maior presença de resultados negativos, seja observando as categorias econômicas ou atividades. Dentre as atividades investigadas, são 10 com resultados positivos e 16 com queda na produção. O que dá uma ideia que muito do crescimento desse mês está concentrado em poucos setores. Claro que fatores como a greve dos caminhoneiros, que dessaruma o processo de produção; combinado com a crise econômica da Argentina, que afeta as exportações; e um contingente importante de trabalhadores fora do mercado de trabalho dão um pouco desse tom e que ajuda no entendimento dessa redução de ritmo ao longo de 2018”.

 

O índice acumulado do ano, de 1,5%, continua positivo, mas o setor seguiu mostrando perda de ritmo frente os meses anteriores.

Fonte: Agência Brasil

Facebook Comments

Veja também

Campanha Não é Não! recebe adesão de Curitiba e Goiânia

A campanha Não é Não!, de combate ao