Cine Teatro Cuiabá completa 75 anos e exibe filmes das décadas de 40 a 70

Cine Teatro Cuiabá completa 75 anos e exibe filmes das décadas de 40 a 70

- em Folha3
Comentários desativados em Cine Teatro Cuiabá completa 75 anos e exibe filmes das décadas de 40 a 70
Foto: AssessoriaFoto: Assessoria

No dia 23 de maio o Cine Teatro Cuiabá completará 75 anos de história. E para celebrar esta data a Casa promove por meio do projeto Encontros com Cinema, o “Ciclo 75 Anos de Cine Teatro Cuiabá”.

Neste dia, será exibido o filme “A Noiva Caiu do Céu” (1941), do diretor William Keighley, às 18h30. A obra cinematográfica também foi transmitida na telona do teatro no dia de sua inauguração, em 1942.

O nome do primeiro filme que seria exibido pelo CTC foi mistério durante meses. Os jornais faziam investigações e especulações sobre o assunto. A espera foi motivo de orgulho, pois a obra seria lançada em Cuiabá antes mesmo de ser exibida em outras cidades brasileiras.

A construção do Cine Teatro foi um grande acontecimento, as pessoas clamavam por um espaço que oferecesse filmes e manifestações culturais. Naquela época, o prédio foi considerado super moderno e luxuoso. O dia 23 de maio se tornou um marco cultural para Mato Grosso.

Além disso, haverá ainda a participação especial do pianista Arthur Scharneski, que tocará temas musicais de cinema, e do historiador e escritor cuiabano Sr. Aníbal Alencastro, antigo projecionista dos cinemas de Cuiabá, que contará a trajetória do Cine Teatro.

O Ciclo 75 Anos de Cine Teatro contempla sete filmes que já estiveram em cartaz no teatro, nas décadas de 40 a 70. De acordo com um dos curadores do projeto, Diego Baraldi, os filmes escolhidos para compor a programação do Ciclo partiram de uma pesquisa feita em jornais das décadas passadas, a partir do acervo do jornal “O Estado de Mato Grosso”, disponível no site da Biblioteca Nacional.

“A pesquisa foi limitada, nem todos os jornais correspondentes a esse período estão disponíveis para consulta. Mesmo assim, conseguimos elencar mais de uma dezena de filmes que poderiam apontar para articulações com o tempo presente. Após essa lista inicial, tivemos que lidar com restrições relacionadas aos direitos de exibição. Infelizmente deixamos de fora alguns títulos que gostaríamos de exibir. De qualquer maneira, acreditamos que com os sete filmes que programamos para o Ciclo será possível estabelecer diálogos entre a época em que esses filmes foram lançados e o momento atual”, explica Baraldi.

Sob curadoria de Ana Maria Souza e Diego Baraldi, o Ciclo 75 Anos de Cine Teatro segue até 27 de junho, sempre às terças-feiras, às 19h.

Confira a programação completa:

• 16/05: Festim Diabólico (Rope, Alfred Hitchcock, EUA, 1948) ; apresentação do pianista Arthur Scharneski e histórias de Aníbal Alencastro
• 23/05: Presença de autoridades e apresentação do pianista Arthur Scharneski
• 23/05: A Noiva Caiu do Céu (The bride came C.O.D., William Keighley, EUA, 1941)- primeiro filme exibido no CTC; histórias Aníbal Alencastro
• 30/05: 12 Homens e uma sentença (12 angry men, Sidney Lumet, EUA, 1957)
• 06/06: Fahrenheit 451 (François Truffaut, Reino Unido, 1966)
• 13/06: O Planeta dos Macacos (Planet of the apes, Franklin J. Schaffner, EUA, 1968)
• 20/06: O bebê de Rosemary (Rosemary’s baby, Roman Polanski, EUA, 1969)
• 37/06: Bye Bye Brasil (Carlos Diegues, Brasil, 1979)

O projeto é uma parceria do Cine Teatro Cuiabá (CTC) com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência (PROCEV), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Durante a pesquisa para o Ciclo 75 Anos Cine Teatro, houve a colaboração do Sr. Aníbal Alencastro e da Professora Doutora Maria Auxiliadora de Freitas. O Cine Teatro Cuiabá é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), administrado via contrato de gestão, pela Associação Cultural Cena Onze.

Facebook Comments

Veja também

32ª Bienal de São Paulo, em itinerância à Cuiabá, traz reflexões sobre a atualidade em forma de arte

Esta última segunda-feira (15) marcou a abertura oficial