Autora ensina 5 coisas que você deveria dizer em vez de pedir desculpas

Autora ensina 5 coisas que você deveria dizer em vez de pedir desculpas

- em Curiosidades
Comentários desativados em Autora ensina 5 coisas que você deveria dizer em vez de pedir desculpas

Leia mais

Você já tentou fazer as contas de quantas vezes pediu desculpas na última semana? Vale contabilizar qualquer situação: o atraso naquele jantar com os amigos, a mensagem que você esqueceu de responder, a correção feita a um colega de trabalho durante uma reunião… Pois é. A lista tá ficando grande, não é mesmo?

Quando paramos para pensar nessas palavrinhas mágicas que evocam o perdão, percebemos que elas são mais comuns do que nós imaginamos. Pedimos desculpas por quase tudo, o tempo todo, inconscientemente. Estudos afirmam que, com as mulheres, é ainda pior.

Para causar uma boa impressão, empatia ou desvincular-se do estereótipo de “mulher mandona”, muitas passam os dias pedindo desculpas, por qualquer coisa. Nicole Lapin, autora do “Boss Bitch”, explica por que esse não é o caminho que devemos seguir.

É claro que se desculpar é importante e tem o seu valor, mas não com tanta frequência. Abaixo, ela ensina quais frases e palavras têm o poder de substituir as desculpas, sem grosseria ou falta de educação. Vem ver:

1 – Atraso para um encontro ou reunião:

Em vez de pedir desculpas e citar os motivos do atraso, a autora sugere algo mais direto: “obrigada pela sua paciência, vamos direto ao ponto para não perder mais tempo”.

2 – Antes de perguntar algo:

Em vez de começar com o clássico “desculpa qualquer coisa”, Nicole mostra que não há nada de errado em ser bem objetivo: “esta é a minha pergunta”.

3 – Reprovação de algo ou de uma ideia:

No lugar de “me desculpe, mas não gostei muito disso”, experimente falar “tenho uma ideia que pode ajudar”, antes de sugerir algo diferente.

4 – Ao tentar passar por alguém:

“Me desculpe, vou só te atrapalhar um pouquinho para pegar aquilo ali/passar por aqui” pode ser substituído por “com licença” ou “você pode pegar aquilo para mim, por favor?”.

5 – Quando alguém não entende o que você acabou de dizer:

Em vez de “me desculpe, o que eu quis dizer foi…”, a dica da autora é ir direto ao ponto: “vou esclarecer isso para você”.

Fonte: Vírgula UOL

Facebook Comments

Veja também

Burro morde carro esportivo laranja após confundi-lo com cenoura gigante

Reprodução Vitus, o burro Leia mais De volta