Adolescência e trabalho

Adolescência e trabalho

- em Comportamento
Comentários desativados em Adolescência e trabalho

A adolescência é um período da vida do ser humano em que se encontra a necessidade de abandonar ou elaborar determinados lutos da infância para a absorção de novas experiências da vida adulta. Nesse processo de transformações biopsicossocialespiritual que se processa, a adolescência tem sua peculiaridade formada pela cultura em que se encontra inserida. Desta forma, as experiências vividas por esse sujeito são marcadas por novas descobertas, angústias, escolhas e desafios tendo como conseqüência marcante a sua reestruturação psíquica bem como de seu papel na sociedade. Diante dessa nova realidade a que ele se encontra, a dúvida de como será o seu futuro está estabelecida.

O adolescente busca conquistar sua autonomia e, entre outras coisas, para isso questiona sobre seu futuro. O presente passa a ser visto como alvo de investimentos potencialmente captalizados para o alcance desse futuro.

O futuro é uma interrogação e o presente é alvo de constantes questionamentos, por isso, o adolescente está envolvido em circunstâncias que trazem tensões para a sua vida. Nessa circunstância o trabalho entra como algo a ser escolhido pelo adolescente como um dos itens que servirá para subsidiar a construção de seu futuro.

Todos concordam que o trabalho é algo muito importante para a vivência do ser humano em sociedade. O mesmo traz benefícios tanto à construção de uma sociedade forte e dinâmica como à subjetividade humana. No senso comum entre pais, professores e até mesmo outras grupos sociais, o trabalho em meio aos adolescentes é visto como algo positivo, tendo em vista os seguintes aspectos: evita que esse sujeito seja vítima de consumo de drogas e tudo o que vêm anexado à ela, auxilia no orçamento familiar, entre outras coisas.

A tentativa de retirar o filho de problemas sociais como drogadição como também a tentativa de melhorar a renda familiar são apenas algumas das questões envolvidas na escolha de uma profissão por parte do adolescente.

Para se compreender determinada realidade é necessário perceber como as pessoas envolvidas na questão da escolha de uma profissão para o adolescente pensam sobre o assunto. Apesar do adolescente ainda ser um sujeito em formação procurando construir sua identidade o mesmo está inserido e vivenciando uma realidade social como o trabalho precoce.

Some-se a isso, o fato de que o trabalho para o adolescente se apresenta trazendo uma polaridade entre adolescentes que trabalham e que não trabalham. Para os adolescentes que trabalham é apontado que embora cansados, com menos tempo para estudar, e tendo o estudo de certa forma atrapalhado, são mais maduros. Aspecto esse importante na construção de um futuro e de uma identidade que é possível ser construída através do aprendizado resultante desse trabalho.

O que se busca, de certa forma, é a integração do adolescente na sociedade e no mundo dos adultos que se dá através de vários processos. Inexiste um ritual único de passagem. Para um adulto socialmente integrado esse sujeito passará por vários pequenos rituais em diferentes áreas de sua vida psicológica, familiar e comunitária.

Dentre as nuances destaca-se: maturidade alcançada com o início da atividade profissional, tentativa de evitar o envolvimento com drogas ilícitas, cansaço provocado promovido pela atividade profissional podendo prejudicar seus estudos, complementação da renda familiar, incerteza sobre o futuro, convívio ou não com outros adolescentes. Isso para citar apenas alguns aspectos das nuances envolvidas entre o adolescente e o trabalho.

A inserção do adolescente no mundo do adulto é um processo complexo envolvendo vários nuances que não podem ser desprezadas se se quisermos perceber e entender melhor as angústias experimentadas nesse momento para ajudarmos a elaborar esse processo.

 

 

Psicólogo João Geraldo de Mattos Neto

Contato: joaogeraldo.psi@gmail.com

Facebook Comments

Veja também

A importância do toque

Um dos editores da Gazeta Literária que era