Abertura não oficial do carnaval leva foliões ao centro do Rio

Abertura não oficial do carnaval leva foliões ao centro do Rio

- em Brasil
Comentários desativados em Abertura não oficial do carnaval leva foliões ao centro do Rio

O ano mal começou e o carnaval do Rio de Janeiro já tem hoje (6) sua abertura não oficial. Blocos de rua reúnem foliões desde às 12 horas em diversos pontos do centro da cidade, e a programação prevista para a festa deve se estender até o início da noite.

Articulados em mensagens nas redes sociais, os blocos não oficiais estão entre os principais fenômenos do carnaval carioca nos últimos anos e, ano após ano, a programação vem crescendo no pré-carnaval, no pós-carnaval e até em outras épocas.  

O designer Guilherme Tinoco, de 23 anos, chegou ao centro do Rio às 12h, para ver o primeiro desfile, na Praça XV. Criado em uma família que não costumava participar da festa, ele conta que demorou a conhecer o carnaval de rua, o que só aconteceu quando passou dos 20 anos.

“A primeira vez que eu saí foi no pré, no carnaval e no pós. Foi ótimo. Agora, quero tirar o atraso!”, conta ele, que acredita que, como o pré-carnaval começa logo após o Réveillon, é um ótimo argumento para seduzir os turistas a estenderem sua permanência na cidade, ou convencê-los a voltar.

Vendedora está otimista

A vendedora ambulante Rosana Maria, de 52 anos, torce para que o carnaval comece cada vez mais cedo na cidade. “Espero que esse ano seja muito bom, porque a virada do ano foi horrível para mim”, se queixa ela, que saiu de Duque de Caxias na manhã deste domingo disposta a seguir a folia enquanto houver festa no centro do Rio.

“Quanto mais carnaval, melhor. Se tivesse o ano inteiro, aí que ia ser bom”, brinca a ambulante, que teve que interromper a entrevista para combinar a programação dos próximos dias e para atender  clientes em busca de uma cerveja gelada. “Hoje ainda está fraco, vamos ver se melhora”, disse.

Entre os blocos previstos para hoje estão o Boi Tolo, o Truque do Desejo, o Bloco das Mulheres Rodadas e o Vem Cá, Minha Flor. O último desfile previsto deve começar às 18h, na região da Praça XV.

Fonte: Agência Brasil

Facebook Comments

Veja também

Ao menos 6 pessoas morrem em troca de tiros com policiais no Ceará

Ao menos seis pessoas morreram baleadas na manhã