Abertas as inscrições para o Exame Supletivo Online

Abertas as inscrições para o Exame Supletivo Online

- em Cidades
Comentários desativados em Abertas as inscrições para o Exame Supletivo Online
Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Já estão abertas as inscrições para a realização das Provas do Exame Online da Educação Básica – Ensino Fundamental e Ensino Médio e da certificação do aluno. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), tem todas as regras para quem quer fazer ou terminar o Supletivo pelo site da Seduc.

O processo que é gratuito, ainda tem um agente facilitados – o dia e o local para fazer o exame online poderão ser escolhidos pelo aluno -, no entanto, a avaliação é presencial e ocorrerá em todas as Unidades dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) de Mato Grosso.

Uma oportunidade para quem não conseguiu concluir seus estudos e, assim, obviamente não tem certificação. Podem se inscrever para o exame de Ensino Fundamental o candidato cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 15 (quinze) anos; para o Ensino Médio, o candidato cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 18 (dezoito) anos, independentemente de comprovação da escolaridade anterior.

O candidato retido no último ano do Ensino Médio poderá se inscrever na(s) área(s) em que não obteve êxito. Ao acessar o portal da Seduc, a pessoa deve preencher um cadastro, contendo nome, filiação, município de nascimento (naturalidade), número do documento de identidade (RG e outro similar), com a sigla do órgão expedidor e UF emitente, número do CPF (exceto para indígenas), etapa na qual está se inscrevendo, data, local e período da(s) prova(s).

O coordenador do Exame Online, Antonio Marcos Passos, explica que antes de realizar o agendamento das provas, o candidato precisa, obrigatoriamente, preencher um questionário socioeconômico.

“Também é no momento da inscrição que o candidato faz a escolha do Centro de Educação de Jovens e Adultos de sua cidade ou de uma cidade mais próxima da sua residência, ou ainda outro de sua preferência, para realização das provas”.

No ato do pré-cadastro o Sistema gera para o candidato, um comprovante de inscrição com número de protocolo, o qual deve ser apresentado no momento da confirmação deste no CEJA.

As provas

A partir de 2014, as provas passaram a ser realizadas apenas por Áreas do Conhecimento, haja vista o alinhamento entre o Exame Online e os Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para a EJA em Mato Grosso. Sendo, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática.

Ao todo são 20 (vinte) questões objetivas e o peso equivalente para cada questão corresponde a 0,5 (meio ponto), totalizando 10,0 (dez) pontos.

As provas serão realizadas entre 13 de março e 22 de dezembro de 2017, sendo que o período entre 11 a 22 de dezembro fica reservado, prioritariamente, para realização de reagendamentos, solicitados por meio de Recurso.

Facebook Comments

Veja também

Mesmo com queda nos índices de violência, município terá mais investimentos

Reforço no policiamento ostensivo, mais rondas escolares, instalação